Contact

51998297614

Follow

©2018 by SYSTEMA RS. Proudly created with Wix.com

система

Bem-vindo!

Aqui você encontrará toda a informação relacionada a prática de Systema no estado do rio Grande do Sul.

O Systema (em russo: Система, lit. o sistema) é uma arte marcial russa (RMA - russian martial art) em que não há preocupação em memorizar técnicas de defesa ou contra ataques catalogados. Ao invés disso, permite-se que os movimentos surjam espontaneamente de modo que o praticante seja um solucionador de conflitos, cabendo a ele a análise da situação e a escolha das ações. A abordagem realista e pragmática, originalmente projetada para fins militares, valida o Systema para aplicações de defesa pessoal em diversos ambientes, inclusive, em espaços confinados.

O QUE É SYSTEMA

Systema é a antiga arte marcial russa, com origem no século X, que tem como princípio o desenvolvimento humano através da não-destruição.

"Há uma razão pela qual a arte marcial russa é chamada SYSTEMA. É um conjunto completo de conceitos e componentes de treinamento que melhoram a vida de uma pessoa. Neste caso, adquirir a habilidade de arte marcial é uma maneira de melhorar a função de todos os sete sistemas fisiológicos do corpo e todos os três níveis de habilidades humanas, o físico, o psicológico e o espiritual. O principal princípio do Systema russo é a não destruição. O objetivo é garantir que seu treinamento e suas atitudes não prejudiquem o corpo ou a psique de você ou de seus parceiros. O Systema é projetado para criar, construir e fortalecer seu corpo, sua psique, sua família e seu país. O Systema tem outro nome “poznai sebia” ou “Conheça a si mesmo”. O que significa realmente entender-se? Não é apenas saber quais são seus pontos fortes e fracos, isso é bom, mas superficial. Treinar em Arte Marcial Russa é uma das maneiras seguras de ver toda a extensão de nossas limitações - para ver quão orgulhosos e fracos realmente somos. O Systema nos permite ganhar a verdadeira força de espírito que vem da humildade e clareza em ver o propósito da nossa vida."
-Mestre Vladimir Vasiliev, responsável pelo Systema Headquarters Toronto, Canadá.
Fonte: https://russianmartialart.com/

Instrutores-mestres mundiais 

Mikhail Ryabko, Coronel da Unidade de Operações Especiais com o Exército Russo, Diretor e Instrutor Chefe do  Systema Headquarters Moscou (Rússia)

Foi treinado desde os cinco anos de idade e envolvido em treinamento combativo a partir dos quinze anos. Trabalhou na milícia no Departamento de Segurança Interna do Ministério de Interior, treinou os guardas de segurança do Ministério. Ele era um comandante tático de equipes de resgate de reféns, operações antiterroristas e neutralização criminal armada. Mikhail reside em Moscou, detém o posto de coronel e foi assistente do promotor geral  RF. Ele é um veterano de ações militares e veterano do trabalho. Ele esteve em numerosas campanhas militares e possui muitas medalhas e prêmios do governo e da Igreja Ortodoxa Russa. Ele continua a treinar muitos alunos como o professor mestre do Systema.

Vladimir Vasiliev, Diretor e Instrutor Chefe do Systema Headquarter Toronto (Canadá)

Nascido na Rússia, recebeu intenso treinamento combativo e profundo treinamento em Systema de Mikhail Ryabko. Vladimir mudou-se para o Canadá e, em 1993, fundou a primeira escola de Arte Marcial Russa fora da Rússia - Sede da Systema. Desde então, ele treinou e certificou pessoalmente mais de 600 instrutores e escolas qualificadas do Systema de Artes Marciais Russas em mais de 40 países em todo o mundo, e produziu uma coleção de filmes instrutivos premiados. Vladimir possui uma série de medalhas e prêmios do governo, incluindo a "Ordem do Dever e Honra" russa e a "Ordem de Lealdade". Ele oferece treinamento regular em sua escola em Toronto, em seminários e acampamentos internacionais e através do programa de vídeos Systema.

 

Como são as aulas?

A sinergia de três componentes cria um verdadeiro guerreiro - habilidade de combate, espírito forte e corpo saudável.

As aulas de Systema consistem em exercícios dinâmicos que envolvem a análise de situações-problema, compreensão de alavancas, pêndulos e energia, exercícios de coordenação motora, resolver tarefas como menor desgaste físico possível, improvisação em situações diversas de ataques, sejam corpo a corpo, com bastões, facas, correntes, armas improvisadas, em diversos cenários possíveis como em pé, sentado, no chão, contra um ou diversos atacantes ao mesmo tempo.

Existem quatro princípios básicos que devem estar presentes no praticante não só durante a aula, mas também em todas as situações da sua vida:

 

 

 

 

 

 

 

 

 


​​

Respiração

 O trabalho é sempre físico e psicológico, por isso a respiração é uma das bases para a calma e tranquilidade e também para a energia do praticante. 

Relaxamento

É necessário que o controle dos movimentos seja natural e efetivo de modo que sejam evitadas tensões musculares desnecessárias, resultando em menos desgaste e mais eficácia. Da mesma forma, procuramos lidar com nossos medos e com a ansiedade de modo que possamos evitar temores infundados ou anseios desnecessários.

Estrutura

(Postura natural)

O corpo deve estar livre para se manter seguro em qualquer situação de risco, com uma estrutura equilibrada e livre de "amarras" sejam elas emocionais ou físicas. Por isso, o praticamente procura estar sempre de forma confortável, sem perder seu equilíbrio, de modo que grande parte da carga do corpo esteja bem distribuída em sua estrutura óssea e que sua postura não limite o movimento tridimensional.

Movimentação 

Pratica-se a mobilidade física e mental constantemente.

O medo é tratado como um sentimento de autopreservação e não de bloqueio para nossas ações.

A movimentação precisa ser leve e no momento adequado, livre de tensões que possam limitar a mobilidade natural e de modo que facilite a tensão muscular de forma intermitente para garantir maior desempenho dos movimentos do corpo.

É necessário compreender como seu corpo funciona e como se movimentar de forma conjunta e tridimensional bem como compreender a natureza dos movimento do(s) oponente(s) e determinar o movimento de menor esforço e melhor resultado.

Na imagem ao lado, temos ilustração muito didática de como os 4 conceitos se relacionam de forma não linear, estruturando o que entendemos como um sistema marcial multilinear e composto.

Essa arte é o símbolo da escola de Systema  localizada no Rio de Janeiro sob os cuidados do instrutor Renan de Moraes, que de forma exemplar promove o aprendizado de arte marcial russa em nosso país e, gentilmente, nos cedeu seu uso para fins didáticos.

Fonte: http://systemabrazilrio.com.br/

Benefícios

Estudar Systema é uma forma de se aprimorar para viver bem

O Systema apresenta um conjunto completo de conceitos e componentes de treino que melhoram a vida de um praticante. Nesta disciplina, a procura e a aquisição de habilidades e truques marciais é uma maneira de melhorar o sistema fisiológico e o aspeto psicológico e espiritual do ser humano.

Os seus princípios mais importantes passam pela não destruição, pelo fortalecimento do corpo e da mente e pela proteção da família e do país. Cada praticante precisa de conhecer as suas próprias forças e fraquezas, mas também necessita de obter aquela força de espírito que mostra quais são os verdadeiros propósitos da vida.

As raízes do Systema estão ligadas à fé do Cristianismo Ortodoxo Russo, que acredita que tudo o que acontece na vida, surge por uma razão e esta cria as melhores condições para que uma pessoa se conheça a si próprio. Neste sentido, uma das frases do mestre Mikhail Ryabko ( Alto mestre de Systema, responsável pelo Systema Moskow Headquarters) para os seus alunos é: “seja uma boa pessoa e tudo o mais virá a você” e o Systema ajuda a escolher e a seguir esse caminho.

 
 
 
Instrutores no Rio Grande do Sul

Instrutor Carlos Fagundes

"Não se adquire aquilo que não se treina.

Aprender Systema é aprender a se preparar para lidar com nosso corpo e nossa mente de uma forma mais saudável e também adquirir uma metodologia de combate eficaz e versátil."

Instrutor Albertini

Professor de artes marciais há mais de 20 anos,  especialista em Karate, Kempo, praticante de Jiu-Jitsu e instrutor Systema em Porto Alegre.

Instrutor Cesar Cavazzola

Instrutor Miro Madruga

Profundo conhecedor de artes marciais, professor, advogado e escritor, foi o primeiro instrutor de Systema no Rio Grande do Sul, sendo pioneiro na divulgação da arte marcial russa em nosso estado. Atualmente, é um grande colaborador e orientador dos novos instrutores.

Preparador físico e professor de artes marcias,  especialista em defesa pessoal e segurança , atua como professor de Systema no estado, realizando seminários e difundindo a arte marcial russa e seus benefícios.

Instrutor Rodrigo Araújo

O instrutor Rodrigo Araújo leciona nas escolas de Systema nas cidades de Guarulhos, São Paulo e Brasília, porém realiza seminários no Rio Grande do Sul, edificando os pilares da arte marcial russa em nosso estado.

Rodrigo Araújo iniciou seus treinamentos em Artes Marciais em 1978 no Judô, passando pelas modalidades de Kung Fu, Jiu-jitsu, Capoeira e Krav Magá.
Instrutor certificado pelo Systema Headquarter em Toronto, Canada. 
 

Instrutores fundadores no Brasil

Registramos aqui nossa gratidão e admiração aos primeiros brasileiros que se tornaram instrutores de Systema e que, literalmente, trouxeram a arte para o nosso país, os professores Nelson Wagner e Guilherme Stamato (Gafa) que além do grande serviço prestado às artes marciais, também são exemplos de professores pioneiros.

Nelson Wagner

Educador e Terapeuta Corporal, é graduado em Kung Fu e Aikido além de praticar outras artes marciais orientais como Kendo, Iai do, Ichuan, Ninjutsu e Krav Maga. instrutor de Defesa Pessoal para executivos, mulheres e seguranças Vips. Ministra cursos e aulas para policiais,  militares, agentes penitenciários e federais além de ser responsável pela plataforma de ensino online de Systema, chamada SYSTEMA 101 (http://www.artemarcialrussa.com.br/course-cat/systema-101/) e pela sua escola em São Paulo.

http://www.artemarcialrussa.com.br/

Guilherme Stamato (Gafa)

É formado em Física, Mestre de Kung Fu Fei Hok Phai e Tai Chi e instrutor de Kyusho (Pontos de Força Utilizados em Artes Marciais). Treina equipes de segurança e grupos militares, ministra oficinas em países como a Dinamarca e a Alemanha. Dá aulas de Systema em São Paulo, inclusive direcionado para atores e para a defesa da pessoal. Também é um grande colaborador e mentor da formação dos insstrutores no RS.

www.systemabrasil.com.br

O SYSTEMA visa formar uma personalidade harmoniosa, capaz de maior autodesenvolvimento, que tenha valores universais e patrióticos de vida, melhoria da sociedade como um todo através da saúde física e espiritual de indivíduos e famílias.
 

Horário de funcionamento

Venha nos visitar

Segundas-feiras : das 18h30min às 19h30min no COE (Endereço: Rua Desembargador Espiridião de Lima Medeiros, 81 - Três Figueiras, Porto Alegre - RS, 91330-020)

Tercas e quintas: 19h às 20h30min no Tenho Aula (Rua Tomaz Flores, 95 - sala 304 - Bom Fim, Porto Alegre - RS, 90035-201)

Sextas-feiras: 20h às 21h30min no Estúdio 31  (Av. Plínio Brasil Milano, 2135

Turmas sob responsabilidade do Instrutor Carlos Fagundes-Agende sua aula experimental com o prof. Carlos pelo whatsapp 51991898203

 
Depoimentos
 

Contato

51998297614

ESTÚDIO 31

Tenho Aula

COE

 
 
Sites recomendados
whats app link
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now